ENTIDADE IDEALIZADORA
Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social - IDEAR, em parceria com a Prefeitura de Maracanaú.
OBJETO GERAL
O programa SeLiga! tem por objetivo promover a inclusão digital da população de Maracanaú, por meio de capacitação e acesso às tecnologias digitais e a internet, priorizando as camadas com menor poder aquisitivo, incentivando o empreendedorismo local.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Implantar telecentros públicos, com acesso gratuito e universal à população;
Criar uma rede de parceiros privados ampliando a estrutura pública de acesso as tecnologias digitais;
Contribuir com a melhoria da qualidade da educação básica;
Promover a capacitação e o acesso ao conhecimento nas áreas de inclusão digital, empreendedorismo e outras áreas que contribuam para a inclusão social;
Incentivar a integração entre Prefeitura, governos Estadual e Federal, empresas, escolas e cidadãos em prol da inclusão digital, como forma de desenvolvimento social local.
PROJETOS DO PROGRAMA SeLiga!
SeLiga! - Telecentros (Centros de Inclusão Digital)
São espaços públicos com computadores conectados a Internet, com acesso gratuito a população, implantados prioritariamente nas escolas municipais e/ou em suas proximidades.
SeLiga! - Plano de Capacitação e Orientação
É um conjunto de atividades de capacitação, formado por oficinas específicas, acervo de sítios (sites) e cursos online gratuitos nas áreas de inclusão digital, habilidades básicas para o trabalho e empreendedorismo.
SeLiga! - Cartão Inteligente
É um instrumento para acesso a computadores, internet e infra-estrutura de empreendimentos privados, com oferta de serviços de inclusão digital (cyber café, lan-house, cursos de informática). Esses cartões são pré-carregados com horas de acesso, e disponibilizados gratuitamente de forma criteriosa.
PÚBLICO-ALVO
O programa foca as seguintes categorias de pessoas:
Jovens na faixa etária entre 15 a 29 anos, representando 30% da população;
Empreendedores responsáveis por empreendimentos de pequeno porte e seus colaboradores;
Cidadãos cadastrados em programas sociais;
Alunos e professores de escolas municipais;
Funcionários das empresas parceiras;
Comunidade em geral;
INDICADORES DE RESULTADO PARA O PROGRAMA SeLiga!
Quantidade de telecentros em operação;
Quantidade de pessoas beneficiadas com o programa;
Quantidade de horas de acesso nos telecentros SeLiga! e com o Cartão SeLiga!;
Quantidade de e-mails criados sob o programa;
Aumento da receita dos empreendimentos parceiros tecnológicos, pela contratação das horas ociosas utilizadas;
Quantidade novos empreendimentos com atividades de inclusão digital;
Quantidade de empreendimentos formalizados;
Quantidade de novos negócios criados a partir de informações coletadas nos projetos SeLiga!;
Aumento da arrecadação do município a partir de empreendimentos relacionados à inclusão digital e a partir dos novos negócios criados com o apoio do SeLiga!;
Quantidade de empregos gerados por esses empreendimentos;
Aumento da freqüência e do desempenho escolar dos alunos em sala de aula a partir da inclusão das escolas no programa SeLiga!.
Números do Telecentro na Semana – 07/09 à 11/09 | |||
Número de Pessoas Atendidas em: | |||
Acesso Orientado | Oficinas | EAD | Total de Pessoas Atendidas |
49 | 0 | 0 | 49 |
0 comentários:
Postar um comentário